O curso de Gênero e
Diversidade na escola tem duração de seis meses iniciando em novembro de 2012 e
encerrando em maio de 2013. No total são 200h divididas em cinco módulos com
seus respectivos temas:
MÓDULO 1 – Diversidade
Neste Módulo
pretendemos ampliar o olhar sobre a riqueza da diversidade do Brasil,
explicitando que falar de diversidade não é falar apenas de um “outro” ou
“outra” distante e exótico/a aos nossos olhos. Falar de diversidade é falar de
nós mesmos/as, da nossa relação com aqueles e aquelas que são diferentes de nós.
Sendo assim, é foco deste Módulo refletir o quanto a diferença e a diversidade
podem servir para distinguir os grupos, para separar, para discriminar ou
segregar. Em coerência com os objetivos e com o nome do curso, “Gênero e
Diversidade na Escola”, estudaremos várias correlações entre gênero e
sexualidade, gênero e orientação sexual, gênero e etnia, gênero e relações
raciais, perpassando, sempre, pelas relações que se dão dentro da escola.
MÓDULO 2 – Gênero
Neste Módulo, estudaremos o conceito de gênero,
que é uma ferramenta importante para o conhecimento do mundo social, e iremos
refletir sobre as diferenças de gênero existentes em nossa sociedade e como
elas incidem em diversas áreas, tais como na socialização infantil e
adolescente; nas escolhas que homens e mulheres fazem ao longo da vida, desde a
profissão até a vida sexual-afetiva; na construção da identidade social de cada
indivíduo e de grupos; e na organização do cotidiano nas diversas esferas:
família, escola, mercado de trabalho, vida social e política.
Unidade 1
- Gênero: um conceito importante para o conhecimento do mundo social
Unidade 2 - A importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero Unidade 3 - Gênero no cotidiano escolar
MÓDULO 3 - Sexualidade e Orientação Sexual
Sexualidade é um
assunto tanto pessoal quanto político. Nesta Unidade desenvolveremos e
discutiremos algumas das questões e das implicações dessa concepção,
apresentando o contexto histórico e social da regulação pública da sexualidade
e explorando as relações entre a sexualidade e o exercício da cidadania.
As diferentes
situações de preconceito e discriminação vivenciadas por homens e mulheres em
função de suas identidades de gênero e de suas orientações sexuais serão
apresentadas a partir do cruzamento das categorias de gênero e orientação
sexual, de uma reflexão sobre os direitos relativos à sexualidade e de um
rápido panorama sobre as mobilizações e a organização do movimento no Brasil de
lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT).
E ainda: Como a
sexualidade se relaciona com a constituição de famílias? Como a família nuclear
heterossexual transformou-se em modelo ideal de família? Por que algumas
manifestações da sexualidade são vistas como legítimas para a constituição de
famílias e outras não? O que se diz sobre as famílias formadas por casais de
mesmo gênero? Como estes valores incidem na formação de crianças e adolescentes
no âmbito educativo formal?
Pessoas podem ter seus
direitos não reconhecidos por motivos que envolvam a sexualidade e suas identidades sexuais? Qual o papel da escola na promoção
dos direitos sexuais das pessoas? Como a escola
pode se transformar num ambiente mais livre, seguro e formador de cidadania,
promovendo de fato a inclusão de todas as expressões da sexualidade?
Unidade 1
- Sexualidade: dimensão conceitual, diversidade, discriminação
Unidade 2
- Sexualidade, Direitos e Educação
Unidade 3
- Sexualidade no cotidiano escolar
MÓDULO 4 - Relações Étnico-raciais
Neste Módulo
abordaremos os conceitos de raça, etnicidade, racismo, bem como suas
combinações com as desigualdades de gênero e por orientação sexual. Esses
conceitos têm seu campo semântico específico, espacial e temporal, e servirão,
no decorrer de nosso trabalho, para operacionalizar o pensamento. O credo
universalista que afirma a igualdade entre todos os indivíduos acaba por
fomentar a invisibilidade e a consequente naturalização das desigualdades. Essa
dinâmica permite a reprodução de privilégios históricos, geradores de formas
desiguais de acesso a emprego, educação, saúde, enfim, ao próprio exercício
pleno de cidadania. A naturalização é, assim, um importante mecanismo que
permite a conciliação de princípios opostos e aloca na natureza (seja com base na
raça, no gênero ou na orientação sexual) a explicação da desigualdade social.
Unidade 1
- Construção Histórica do Racismo
Unidade 2
- Desigualdade Racial
Unidade 3 - Igualdade étnico-racial também se aprende na escola
MÓDULO 5 – Avaliação
A avaliação do curso,
apesar de ter um módulo específico para ela, será processual ocorrendo ao longo
do curso. A riqueza de conhecimento acontece ao longo das aulas, nas trocas
feitas em momentos presenciais e virtuais (fóruns, diários, mensagens e
leituras realizadas). Certamente, a partir dessa experiência, você adquirirá
conhecimentos para poder agir reconhecendo e valorizando a diversidade em sua
sala de aula.
Nesse Módulo, há três
instrumentos de avaliação: Memorial, Trabalho final e Auto-avaliação.
O Memorial
consiste no relato de sua própria experiência ao longo do curso. Ele deverá
estar baseado nos registros feitos em seu Diário e, por isso, deverá ser feito
individualmente. Sua nota vale 2,2 pontos da nota final.
O Trabalho final consiste em uma proposta de realização de projeto ou
atividade sobre temas tratados no curso, que você poderá aplicar na escola. Ele
vale 3,0 pontos da nota final.
A Auto-avaliação
consiste em uma análise pessoal de sua participação no curso. Nela, você deverá
atribuir notas de desempenho a cada item indicado. Seu total soma 1,2 pontos da
nota final.
Lembrando que o curso tem carga horária total de
200 horas, sendo 24 delas presenciais e 176 horas de ensino on-line no Ambiente
Virtual de Aprendizagem, estando estruturado em cinco módulos, subdivididos em
Unidades, que serão oferecidos de acordo com o seguinte cronograma:
Aula
presencial (inaugural)
|
08h
|
Diversidade
|
24h
|
Gênero
|
40h
|
Aula
presencial
|
08h
|
Sexualidade e
Orientação Sexual
|
40h
|
Relações Étnico-raciais
|
40h
|
Aula
presencial
|
08h
|
Avaliação (trabalho final)
|
32h
|
TOTAL
|
200h
|
O/A cursista
deverá ter uma disponibilidade de 2 horas diárias para realizar as atividades previstas
para o curso.
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