quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sobre o curso

O curso de Gênero e Diversidade na escola tem duração de seis meses iniciando em novembro de 2012 e encerrando em maio de 2013. No total são 200h divididas em cinco módulos com seus respectivos temas:

MÓDULO 1 – Diversidade

Neste Módulo pretendemos ampliar o olhar sobre a riqueza da diversidade do Brasil, explicitando que falar de diversidade não é falar apenas de um “outro” ou “outra” distante e exótico/a aos nossos olhos. Falar de diversidade é falar de nós mesmos/as, da nossa relação com aqueles e aquelas que são diferentes de nós. Sendo assim, é foco deste Módulo refletir o quanto a diferença e a diversidade podem servir para distinguir os grupos, para separar, para discriminar ou segregar. Em coerência com os objetivos e com o nome do curso, “Gênero e Diversidade na Escola”, estudaremos várias correlações entre gênero e sexualidade, gênero e orientação sexual, gênero e etnia, gênero e relações raciais, perpassando, sempre, pelas relações que se dão dentro da escola.

 

 

MÓDULO 2 – Gênero

 

Neste Módulo, estudaremos o conceito de gênero, que é uma ferramenta importante para o conhecimento do mundo social, e iremos refletir sobre as diferenças de gênero existentes em nossa sociedade e como elas incidem em diversas áreas, tais como na socialização infantil e adolescente; nas escolhas que homens e mulheres fazem ao longo da vida, desde a profissão até a vida sexual-afetiva; na construção da identidade social de cada indivíduo e de grupos; e na organização do cotidiano nas diversas esferas: família, escola, mercado de trabalho, vida social e política.

Unidade 1 - Gênero: um conceito importante para o conhecimento do mundo social

Unidade 2 - A importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades de gênero Unidade 3 - Gênero no cotidiano escolar

  
MÓDULO 3 - Sexualidade e Orientação Sexual

Sexualidade é um assunto tanto pessoal quanto político. Nesta Unidade desenvolveremos e discutiremos algumas das questões e das implicações dessa concepção, apresentando o contexto histórico e social da regulação pública da sexualidade e explorando as relações entre a sexualidade e o exercício da cidadania.
As diferentes situações de preconceito e discriminação vivenciadas por homens e mulheres em função de suas identidades de gênero e de suas orientações sexuais serão apresentadas a partir do cruzamento das categorias de gênero e orientação sexual, de uma reflexão sobre os direitos relativos à sexualidade e de um rápido panorama sobre as mobilizações e a organização do movimento no Brasil de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT).
E ainda: Como a sexualidade se relaciona com a constituição de famílias? Como a família nuclear heterossexual transformou-se em modelo ideal de família? Por que algumas manifestações da sexualidade são vistas como legítimas para a constituição de famílias e outras não? O que se diz sobre as famílias formadas por casais de mesmo gênero? Como estes valores incidem na formação de crianças e adolescentes no âmbito educativo formal?
Pessoas podem ter seus direitos não reconhecidos por motivos que envolvam a sexualidade e suas identidades sexuais? Qual o papel da escola na promoção dos direitos sexuais das pessoas? Como a escola pode se transformar num ambiente mais livre, seguro e formador de cidadania, promovendo de fato a inclusão de todas as expressões da sexualidade?

Unidade 1 - Sexualidade: dimensão conceitual, diversidade, discriminação
Unidade 2 - Sexualidade, Direitos e Educação
Unidade 3 - Sexualidade no cotidiano escolar

 

 

MÓDULO 4 - Relações Étnico-raciais


Neste Módulo abordaremos os conceitos de raça, etnicidade, racismo, bem como suas combinações com as desigualdades de gênero e por orientação sexual. Esses conceitos têm seu campo semântico específico, espacial e temporal, e servirão, no decorrer de nosso trabalho, para operacionalizar o pensamento. O credo universalista que afirma a igualdade entre todos os indivíduos acaba por fomentar a invisibilidade e a consequente naturalização das desigualdades. Essa dinâmica permite a reprodução de privilégios históricos, geradores de formas desiguais de acesso a emprego, educação, saúde, enfim, ao próprio exercício pleno de cidadania. A naturalização é, assim, um importante mecanismo que permite a conciliação de princípios opostos e aloca na natureza (seja com base na raça, no gênero ou na orientação sexual) a explicação da desigualdade social.

Unidade 1 - Construção Histórica do Racismo
Unidade 2 - Desigualdade Racial

Unidade 3 - Igualdade étnico-racial também se aprende na escola

  
MÓDULO 5 – Avaliação

A avaliação do curso, apesar de ter um módulo específico para ela, será processual ocorrendo ao longo do curso. A riqueza de conhecimento acontece ao longo das aulas, nas trocas feitas em momentos presenciais e virtuais (fóruns, diários, mensagens e leituras realizadas). Certamente, a partir dessa experiência, você adquirirá conhecimentos para poder agir reconhecendo e valorizando a diversidade em sua sala de aula.
Nesse Módulo, há três instrumentos de avaliação: Memorial, Trabalho final e Auto-avaliação.
O Memorial consiste no relato de sua própria experiência ao longo do curso. Ele deverá estar baseado nos registros feitos em seu Diário e, por isso, deverá ser feito individualmente. Sua nota vale 2,2 pontos da nota final.
O Trabalho final consiste em uma proposta de realização de projeto ou atividade sobre temas tratados no curso, que você poderá aplicar na escola. Ele vale 3,0 pontos da nota final.
A Auto-avaliação consiste em uma análise pessoal de sua participação no curso. Nela, você deverá atribuir notas de desempenho a cada item indicado. Seu total soma 1,2 pontos da nota final.
 

Lembrando que o curso tem carga horária total de 200 horas, sendo 24 delas presenciais e 176 horas de ensino on-line no Ambiente Virtual de Aprendizagem, estando estruturado em cinco módulos, subdivididos em Unidades, que serão oferecidos de acordo com o seguinte cronograma:

Aula presencial (inaugural)
08h
Diversidade
24h
Gênero
40h
Aula presencial
08h
Sexualidade e Orientação Sexual
40h
Relações Étnico-raciais
40h
Aula presencial
08h
Avaliação (trabalho final)
32h
TOTAL
200h

O/A cursista deverá ter uma disponibilidade de 2 horas diárias para realizar as atividades previstas para o curso.

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